A propaganda de TV, que circulou em países africanos, mostrava a pele negra ficando mais clara após o uso do produto

21/10/2017

http://www.missnews.com.br/historia/a-propaganda-de-tv-que-circulou-em-paises-africanos-mostrava-a-pele-negra-ficando-mais-clara-apos-o-uso-do-produto/

438    0

Por Beatriz Arruda access_time 20 out 2017, 20h29 


Neste mês, a Dove foi acusada de racismo por conta de um comercial de sabonete que mostrava uma mulher negra se “transformando” em uma mulher branca. Agora, a marca de cosméticos Nivea também se envolveu em uma polêmica e está sofrendo a mesma acusação após a circulação, em alguns países africanos, da propaganda de um creme que clareia a pele.


O anúncio em questão é do hidratante Natural Fairness. Nos outdoors, a propaganda mostrava uma foto da ex-miss Nigéria Omowunmi Akinnifesi com o slogan “For visibly fairer skin” (algo como “para uma pele visivelmente mais clara”). Já na televisão, o comercial exibia a modelo com a pele bem mais clara após a aplicação do creme. 


Produtos desse tipo existem há muito tempo. Só que a propaganda não agradou a galera. Uma usuária do Twitter afirmou que o caso da Nivea não é isolado e que muitas marcas fazem esse tipo de anúncio nos países africanos e asiáticos. Terminou dizendo que a situação é repugnante.


Uma das pessoas que também criticou a marca foi Munroe Bergdorf, modelo negra e ativista trans. Em um post no Instagram, ela afirmou que a Nivea estava “perpetuando a ideia de que a pele clara é mais bonita” e que “ganhar dinheiro com algo que faz as pessoas se odiarem não é aceitável”. No fim, ela disse que “toda pele negra é linda, sem nenhuma exceção”.


Em resposta, a Beiersdorf, grupo do qual a Nivea faz parte, disse que reconhecia as preocupações levantadas pelos consumidores e afirmou que a intenção não era ofender ninguém.


https://capricho.abril.com.br/beleza/marca-e-acusada-de-racismo-em-anuncio-de-creme-que-clareia-a-pele/


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: