Ex-miss Brasil jandaiense morre aos 65 anos

06/10/2015

http://www.missnews.com.br/historia/ex-miss-brasil-jandaiense-morre-aos-65-anos/

794    0

Publicado em 06/10/2015 às 22:37

Faleceu nesta terça-feira (6) aos 65 anos na cidade de Londrina, a ex-miss Brasil jandaiense Wilza Rainato.


Wilza de Oliveira Rainato nasceu em São João da Boa Vista (SP) – no dia 25 de outubro de 1949. Seus pais, Natividade de Oliveira Rabelo Rainato e Ermelino Rainato, foram morar em Jandaia do Sul levando a pequena Wilza com nove meses. Antes de ser Miss foi coroada Rainha do Café de Jandaia do Sul, uma região que colhia os grãos mais nobres do mundo. Foi seu pai quem primeiro recebeu convite do Dr. Cristovan – presidente do Rotary, para que deixasse Wilza participar do concurso de Miss que era promovido pelo Clube de Serviço. Ele de súbito respondeu que ela não ia aceitar, pois era uma molecona que ainda brincava de pique-esconde e bolinha de gude. Apenas e tão somente com a educação que recebera foi inscrita e venceu o concurso realizado no único cinema do município, que ficou completamente lotado.


Foi ao estadual, já melhor preparada, com produção pessoal e guarda-roupa impecáveis. Antes de todas as concorrentes se reunirem não se falava em favoritas, mas bastou as 34 estarem juntas em Cornélio Procópio, município sede do Miss Paraná 1967, para que a soberania do conjunto falasse mais forte. A disputa do título foi no Ginásio de Esportes XV de Fevereiro e seis mil pessoas assistiram a vitoria da jandaiense. Antes de ir ao Miss Brasil, nos revela que teve assessoria direta da Socila – escola, responsável em ensaiar as misses durante a realização do concurso nacional. Ela acredita que muitas poucas foram as que tiveram esse privilégio de serem contatadas antes do concurso nacional e de certa forma orientadas de como podiam chegar ao titulo.


Lembra do dia 1º de julho: realização do Miss Brasil. Vinte e cinco jovens, cada qual representando um estado brasileiro. Fala do assédio que tinham e de quantas pessoas elogiavam a sua beleza e diziam estar diante da futura Miss Brasil. Diz que é impossível apenas com palavras demonstrar o que representava o Maracanãzinho (RJ) lotado. Muitos, segundo ela, já sabiam, o seu nome e gritavam. Com toda a sua inocência ela involuntariamente retribuía o carinho do público jogando beijos – atitude condenada por Maria Augusta Nielsen, da Socila, que a advertiu nos bastidores: “Wilza isso não é atitude de quem quer ser a Miss Brasil.”


Foi a própria Maria Augusta que teve a missão de lhe informar sobre o regulamento do Miss Universo que exigia uma idade mínima de 18 anos, e a paranaense tinha 17. Segundo Wilza, essa informação foi repassada aos jurados e, se realmente isso aconteceu, acredita que pode ter influenciado no resultado final. “Fiquei com a segunda colocação”, disse Wilza, “mas com gostinho de primeiro, pois tudo aquilo para mim era uma grande novidade. Fui recebida como celebridade no Paraná. Vim de avião até Curitiba onde centenas de pessoas lá estavam. Vim para Londrina que me recebeu como se daqui fosse. Antes de seguir para Jandaia Osvaldo Militão (Canal 3-TV Coroados) me entrevistou ao vivo”. Continua: “Jandaia do Sul parou para me receber. Amigos, parentes e autoridades. Desfilei de carro aberto pelas ruas, que fechou o comércio para me receber.”


Por um bom tempo falamos sobre essa experiência, que se hoje muda a vida de uma pessoa, imagine o que acontecia naquela época. Sua colocação no Miss Brasil lhe garantiu participar do Miss Mundo – representando o país. Segundo ela os promotores daquele evento internacional tinham interesses para a vencedora que ia na contra-mão da sua formação. Mostrou certo descontentamento com atitudes dos organizadores, não se calou e..., não venceu! Mesmo assim se mostrou competitiva no Miss Mundo sendo eleita a Miss mais elegante daquele ano, título também conquistado no Miss Brasil. O cônsul do Brasil em Londres destinou e ela um tratamento digno de uma rainha. Confessa não se arrepender de nada que fez que tenha envolvido o nome de Jandaia do Sul, Paraná e Brasil. Se emociona ao falar dos aplausos que recebeu do público durante seu desfile de despedida: “era ensurdecedor, mas hoje sei que aquele gesto era a forma carinhosa que eles tinham de me mostrar que ao menos para eles eu fui a Miss Brasil. Se aquela manifestação tiinha como objetivo não esquecer o que sentiam por mim, surtiu efeito, pois jamais esqueci!”, relata emocionada.


WILZA RAINATO, O LADO HUMANITÁRIO DE UMA MISS


Viajou o mundo e desfilou para grandes nomes da moda internacional. Dior, por exemplo, lhe enviava todas as peças necessárias para compor o seu guarda-roupa de uso diário e ocasiões. Falou de Hollywood, dos atores e atrizes que conheceu. Em Las Vegas, Pavarotti chegou a auxiliá-la com bagagens, e teceu elogios a sua beleza. Ganhou dinheiro e auxiliou muita gente, principalmente crianças e idosos ao doar cachês para causas que visava o cuidado deles. Desfiles, inaugurações, produtos batizados com o seu nome e tantos outros fatos não fez com que ela deixasse se iludir e esquecer a sua vocação familiar. Queria casar, ter sua casa e filhos.


Sua vida de glamour, mesmo depois de casada, não abalou sua paixão pelos ares da fazenda. Gostava de estar junto no trato dos animais e da terra. Era constantemente indagada pelos funcionários que não acreditavam na disposição da “senhora” que um dia foi Miss Brasil. Sobre os concursos, ela nos fala com convicção que fez o seu melhor, mas era visível que também tem interesse de ser reconhecida por outros feitos após ter coroada as suas sucessoras (municipal-estadual e nacional). Mesmo casada sempre surgiam compromissos como Miss Brasil e a pedidos do amado deixou de aceitar participar de ocasiões que necessitasse de viajar, mas se a causa fosse o assistencialismo, já estava ela como fiel voluntária.


Texto de Wall Bairronuevo, Bella Beleza Magazine, Ano IV-7ª edição- junho de 2010


http://www.jandaiaonline.com.br/site/view_noticia.php?id=5475


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: