Há 65 anos, falsa versão tentava explicar a derrota de Martha Rocha no Miss Universo

24/07/2019

http://www.missnews.com.br/historia/ha-65-anos-falsa-versao-tentava-explicar-a-derrota-de-martha-rocha-no-miss-universo/

2567    0

24/07/2019 14:43


As cinco primeiras colocadas da esq. para a dir,: Virgina Lee (Miss Hong Kong, 3ª colocada), Martha Rocha (Miss Brasil, 2ª colocada), Miriam Stevenson (Miss EUA, 1ª colocada), Regina Ernst (Miss Alemanha, 4ª colocada) e Ragnhild Clausson (Miss Suécia, 5ª) | Foto de UP


*Bernardo Falcão


Houve um tempo no Brasil em que tudo o que acontecia de curioso e caia nas graças da população virava tema de marchinha de carnaval. Quando, em 24 de julho de 1954, a Miss Brasil Martha Rocha perdeu o concurso de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson, não foi diferente. No carnaval do ano seguinte, a marchinha "Duas Polegadas", de autoria de Pedro Caetano, Alcyr Pires Vermelho e Carlos Renato, exaltaria a beleza da brasileira e suas polêmicas duas polegadas a mais de quadril. De acordo com uma falsa versão que ficou conhecida na época, ma esclarecida mais tarde, essa medida teria sido responsável pela derrota.


 



Marta Rocha, durante o concurso de Miss Universo em 24 de julho de 1954 | Foto de Acervo O Globo


A própria brasileira brincou com o episídio, interpretando ela mesma uma versão da música, que pedia clemência dos juízes no seguinte refrão:


“Por duas polegadas a mais, passaram a baiana pra trás/Por duas polegadas, e logo nos quadris/Tem dó, tem dó, seu juiz!”.



Martha Rocha dias após ser eleita como Miss Brasil, em 7 de julho de 1954 | Foto de Acervo O Globo


Mesmo derrotada, Martha saiu como a grande figura daquele concurso, que lhe renderia a fama de mulher mais bonita do Brasil por um longo tempo, além de um convite para trabalhar em filmagens na Universal International por três meses e contratos publicitários. A brasileira chegou a participar de gravações com os atores americanos Jeff Chandler e Tony Curtis durante a sua estada em Los Angeles após o fim da competição.



A Miss Brasil Martha Rocha entre os atores Jeff Chandler (à esq.) e Tony Curtis (à dir.), em Los Angeles | Foto de Reprodução


Na edição de 24 de julho de 1954 do GLOBO, um dia após o concurso, que aconteceu em Long Beach no estado americano da Califórnia, o jornal a descreveu como uma linda baianinha de pele amorenada, olhos azuis e cabelos dourados. Apesar da derrota em solo americano, os jurados que a elegeram Miss Brasil quase um mês antes do concurso de Miss Universo, em Petrópolis, não hesitaram em refazer os elogios após o segundo lugar.



Destaque na capa do GLOBO de 24 de julho de 1954 | Foto de Acervo O Globo


O poeta Manuel Bandeira disse na época que os americanos já conheciam uma baiana — "Carmen Miranda" — e, agora, conheciam outra, graciosa e jovem, "mostrando que a Bahia tem de tudo". O cronista Paulo Campos também defendeu a brasileira ao dizer que o júri do Quitandinha tinha "uma calorosa confiança nos olhos límpidos e claros da jovem baiana", e completou: "Na tonalidade de sua pele, que as fotografias não mostram, vi uma das coisas mais belas deste mundo".



Dias pós o concurso de Miss Universo, Martha Rocha descansa e toma um banho de sol na cidade de Los Angeles | Foto de UP


Ainda nas páginas do GLOBO, o escritor Fernando Sabino comemorou o vice-campeonato e publicou: "Foi a vitória da beleza autêntica, genuinamente brasileira. Marta Rocha é loura e de olhos azuis, mas tem em si o caldeamento das raças que caracteriza a mulher brasileira. Não é loura em excesso, nem de pele trigueira em excesso. É surpreendente que não tenha classificado em primeiro lugar".



Em visita ao Brasil, o encontro das duas primeiras colocadas no concurso Miss Universo de 1954 - A americana Miriam Stevenson (à esq.), primeira colocada e a brasileira Martha Rocha | Foto de Acervo O Globo


O fator desfavorável da brasileira em relação a americana foi, por muito tempo, atrelado às duas polegadas a mais de quadril. Conforme o próprio jornal publicou na edição de 26 de julho de 1954, os juízes disseram que a americana "tinha medidas perfeitas de 36 polegadas de busto e de quadris", enquanto a brasileira tinha 38 de quadril".



Destaque na capa do GLOBO de 26 de julho de 1954 | Foto de Acervo O Globo


Um bom folclore, esse motivo foi disseminado por um jornalista da época que trabalhava na revista "O Cruzeiro". Na época, a própria Martha Rocha gostou da versão e acabou entrando na brincadeira, levando toda a imprensa brasileira com ela. A Miss Brasil 1954 só revelaria que a história era falsa depois de muito tempo, quando lançou o livro "Martha Rocha: uma biografia", em 1993.



Chegada de Martha Rocha ao Rio de Janeiro, quase dois meses após ficar com o 2º lugar no concurso de Miss Universo | Foto de Theopompo do Amaral / Agência O Globo


Sessenta e cinco anos após a derrota em Long Beach, a vida da baiana ainda teve muitos desafios além das passarelas. Em 1996, passou a cobrar para aparecer em júris de concursos de beleza alegando complicações financeiras em função da falência da empresa do cunhado Jorge Piano, dono de uma das maiores casas de câmbio do Rio. A partir de 2000, Martha descobriu ter um câncer de mama, que logo foi tratado, e decidiu se mudar para Volta Redonda, no Sul do Rio.



Martha Rocha durante o Concurso Miss Brasil em 15 de abril de 2007 | Foto de Marcos Ramos / Acervo O Globo


Em março deste ano, a Miss Brasil 1954 publicou em sua conta pessoal no Facebook que estava morando em uma casa para idosos e que não pretendia pedir a ajuda de ninguém.


“Meus amigos, participo que estou morando numa pousada para idosos por questões financeiras. Não me sinto diminuída, humilhada por isso. Pelo contrário, pois minha dignidade segue sem mácula. (...) Se, em 1995, com a fuga de Jorge Piano com todo o meu dinheiro, nem pensei em pedir ajuda. Superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso de Miss Brasil". E conclui: “Para mim, meus amores, este assunto está encerrado. Ponto final”.


* Estagiário sob supervisão de Stéfano Salles


https://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/historia-das-polemicas-polegadas-mais-no-quadril-que-teriam-tirado-de-martha-rocha-o-titulo-de-miss-universo-ha-65-anos.html


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: