Itália: “As minhas cicatrizes são um alerta contra o feminicídio”, diz ex-miss desfigurada por namorado cabo-verdiano

23/09/2017

http://www.missnews.com.br/historia/italia-as-minhas-cicatrizes-sao-um-alerta-contra-o-feminicidio-diz-ex-miss-desfigurada-por-namorado-cabo-verdiano/

538    0

23 Setembro 2017


No Aquário de Rimini, um cabo-verdiano, Jorge Edson "Eddy" Tavares, domador de leões marinhos, e a italiana Gessica Notaro viveram dois anos maravilhosos. Em janeiro deste ano, tudo se desmoronou: ele agrediu-a atirando-lhe ácido ao rosto. Nove meses depois do crime, Eddy está preso e Gessica, desfigurada, contou no palco do ’Miss Italia 2017’ como está, pouco a pouco, a reconstruir-se por dentro e por fora.


Itália: “As minhas cicatrizes são um alerta contra o feminicídio”, diz ex-miss desfigurada por namorado cabo-verdiano
“Deixei de me sentir envergonhada. Hoje ando de rosto descoberto e cabeça alta”, diz hoje a vítima que subiu ao palco do Miss Italia 2017 para levar a sua mensagem enquanto ativista contra a violência baseada no género.


Em 10 janeiro deste ano, Gessica Notaro teve queimaduras profundas no rosto, principalmente na região dos olhos, e quase perdia a vista. Esta originária de Rimini, na Emilia-Romana, eleita miss dessa região setentrional do país em 2007, mesmo ano em que foi finalista do Miss Itália, acusou o ex-namorado Jorge Edson Tavares de lhe ter jogado ácido no rosto, à porta de casa.


Tavares, que nasceu em Cabo Verde e cresceu na Itália, jurou a sua inocência. Falsamente, alegou que no momento do crime estava com outra mulher na cidade vizinha de Cattolica. Traído pelo GPS, que o colocou no local do crime, está preso numa penitenciária da região a aguardar julgamento.


Apelo por uma nova lei


No palco do ’Miss Italia 2017’, Gessica Notaro deixou o seu apelo, “Contar a minha experiência, fazer ver o que me aconteceu deve servir para sensibilizar, mas corro o risco de estar com uma faca de dois gumes porque muitos vão pensar que podem ‘copiar’ aquela brutalidade”, explica a jovem de 28 anos.


“É preciso uma lei para a prevenção e que proteja quem denuncia”. Ela tem presente que no seu caso a agressão aconteceu após ter apresentado queixa.



Nove operações


As feridas, as cicatrizes estão visíveis no rosto de Gessica. As marcas psicológicas também, quando lhe volta a memória da violência sofrida.


Otimista, diz: “Agora estou melhor, o rosto deixou de estar tão inchado, a pele já não repuxa tanto, já faço quase tudo o que fazia antes”. Já fez oito operações, a nona será em dezembro próximo.


“Habituei-me ao meu novo aspeto, começo a reconhecer-me neste novo rosto. Hoje posso dizer que me sinto orgulhosa, mais forte, uma pessoa melhor”.


Interrogada sobre o seu agressor, diz que só lhe deseja que aprenda com o seu erro.


Incidente no Miss Italia: “Sinto-me italianíssima a 100%”


A final do evento, que teve lugar na última semana, contou com outro facto que fica na história: a concorrente da região do Friul, que chegou em terceiro lugar, acusa o apresentador italiano de "ter influenciado a decisão do júri popular, ao dizer em direto" que ela provém do Senegal, a terra onde nasceu o pai.


Samira Liu, de 19 anos, contesta: “A minha mãe é italiana, eu nasci em Itália e sinto-me italianíssima a 100%, aquela frase de Facchinetti influiu na decisão do público em casa, sobretudo pelo momento histórico que estamos a viver. É inevitável eu estar zangada e desiludida: estou convencida que podia representar a minha região e a Itália".


Fonte: Corriere dela Sera


http://www.asemana.publ.cv/?Italia-As-minhas-cicatrizes-sao-um-alerta-contra-o-feminicidio-diz-ex-miss&ak=1


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: