Renascença Clube completa mais um ano de vida

14/02/2018

http://www.missnews.com.br/historia/renascenca-clube-completa-mais-um-ano-de-vida/

545    0

Em 14 fev, 2018

No próximo dia 17/2 o Renascença Clube faz aniversário. São 67 anos de luta contra a exclusão e pela democratização cultural. Para comemorar, o Clube vai intensificar a sua programação cultural. Na agenda, abrindo a temporada 2018, o RenaCine – mostra de cinema negro do Renascença – apresenta, dia 2/3, às 18:30 h, o documentário “Tempo Ê” sobre a obra e vida de Zé Luiz do Império, um dos baluartes da escola verde e branca de Madureira. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Renascença investe na saúde da mulher. Por meio dos Departamentos Cultural e Social, desde março de 2014 o Clube tem uma parceria com a mastologista Dra. Sandra Gioia, do Inca, no desenvolvimento de um Programa de Rastreamento Organizado de Câncer de Mama. O projeto piloto, lançado na comunidade do Andaraí, intitulado “Clube da Mama: Mulher bonita por dentro e por fora”, inclui mulheres assintomáticas, de 40 a 69 anos (a faixa etária mais incidente) e mulheres abaixo dos 40 anos que tenham histórico familiar de câncer de mama. Essas mulheres são orientadas em reuniões, que acontecem no Renascença, quanto aos fatores de risco, cuidados com a mama e exames de imagem e clínico necessários para acompanhamento e diagnóstico. Os exames são feitos com dia e hora marcados, no Hospital Federal do Andaraí, que possui serviço especializado em radiologia mamária, equipado com mamógrafo digital e ultrassom mamário. Se for diagnosticada alguma alteração suspeita ou se for confirmada malignidade é feito o tratamento necessário. A novidade é que a partir de março, o exame clínico será feito no próprio Renascença Clube, assim como o cadastramento de mulheres da comunidade do Andaraí, na faixa dos 50 aos 69 anos. A meta é que sejam cadastradas cerca de 3 mil mulheres. Na realidade, essa ação deveria ser realizada na Clínica da Família do Andaraí, mas como, apesar de pronta, a clínica ainda não foi inaugurada, o Renascença Clube abre as suas portas.


Um pouco de história
Antigo reduto do movimento negro no Rio de Janeiro, o Renascença Clube ainda é a trincheira carioca das tradições afrodescendentes e do samba de raiz. O clube foi fundado em 17 de fevereiro de 1951, por um grupo de homens e mulheres negras de classe média que, impedido de ingressar em clubes tradicionalmente frequentados por famílias brancas, resolveu criar uma agremiação onde as famílias negras pudessem se reunir e se divertir numa harmoniosa convivência social e cultural, sem que fossem discriminados.


https://www.sopacultural.com/renascenca-clube-completa-mais-um-ano-de-vida/


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: