SESSÃO NOSTALGIA – Não faltaram serpentinas para Katia Celestina Moretto, Miss Brasil 1976

05/08/2017

http://www.missnews.com.br/historia/sessao-nostalgia-nao-faltaram-serpentinas-para-katia-celestina-moretto-miss-brasil-1976/

1249    0

sábado, 5 de agosto de 2017

Daslan Melo Lima


De vez em quando, recebo recortes antigos do jornal Cruzeiro do Sul sobre o concurso Miss São Paulo. Quem me manda? O paulista Edi Corrêa Leite, ex-coordenador do concurso Miss Sorocaba. Oito lindas jovens forem eleitas Miss Sorocaba em concursos inesquecíveis coordenados por ele: Flávia Cristiane Machado, Miss São Paulo e quarta colocada no Miss Brasil 1992; Erika de Oliveira Albiero, Miss São Paulo-Mundo e vice-Miss Mundo Brasil 1993; Vivian Lara Waldemarin, semifinalista no Miss Paulo 1996; Juliana Corrêa, Miss Imprensa no Miss São Paulo 1997; Daniela Franzine, semifinalista no Miss São Paulo 1998; Luana Penafiel, Miss São Paulo 1999; Vanessa Cantor, semifinalista no Miss São Paulo 2001; e Bianca Landulpho, semifinalista no Miss São Paulo 2003.
Para Edi, que hoje trabalha como Auxiliar Administrativo na Rádio Cacique de Sorocaba, e produz o programa Show da Cidade, os concursos perderam todo o glamour. Saudosista, ele se apega às lembranças de um passado glorioso e desabafa: “A diferença dos concursos de ontem e os de hoje é muito grande, em todos os sentidos. Desde a expectativa do povo brasileiro em relação ao dia do concurso quanto ao anúncio da vencedora, que não tem emoção nenhuma. É tudo muito frio! Existia um charme muito grande quando a Miss do ano anterior coroava a sua sucessora. Acabou tudo isso! Faltam pessoas que entendam do concurso, que saibam o que ele foi.”


Faz dias que o Edi enviou-me uma nova remessa de recortes. Selecionei alguns para ilustrar o clima de entusiasmo existente em 1976, quando Katia Celestina Moretto (1958-2013), Miss Sorocaba, foi eleita Miss São Paulo, Miss Brasil, e representou nosso País no Miss Universo 1976, realizado em 10/07/1976, no Chinese Theatre, Hong Kong.


----------



Editorial do jornal Cruzeiro do Sul, 19/06/1976


"Porque concurso de Miss é assim mesmo. Pode o cidadão passar o ano todo pichando a promoção, achando que não tem sentido, que não vale a pena, etc., e tal. Porém, chegado que seja o momento do concurso ele haverá de postar-se diante da tela do seu televisor..."
----------



Detalhe: o título do artigo falava em "bi", quando o correto seria "tri". Antes de Katia Celestina Moretto, duas sorocabanas foram eleitas Miss São Paulo: Célia Maria Carvalho di Sanctis (quinto lugar no Miss Brasil 1971) e Sandra Marta Ferreira (eleita Miss Brasil, semifinalista, top 12, no Miss Universo 1973).


Os amigos de Katia Celestina Moretto alugaram um ônibus com capacidade para 34 lugares. Foi feita uma rifa de uma máquina calculadora para pagar as despesas. Eles estavam ansiosos para festejar sua vitória ou sua participação, caso não vencesse. "O importante é que não falte serpentinas", diziam.
----------



´"É desnecessário dizer que a torcida sorocabana foi a maior lá em Brasília." ***** Segurando a bandeira, Armando Pannuzio (1915-1985), prefeito de Sorocaba.



----------


Não faltaram serpentinas para Katia Celestina Moretto, Miss Brasil 1976. Foram tantas que sobraram para inundar as boas lembranças de milhares de pessoas, entre essas as do meu amigo Edi Corrêa Leite.


Passarela Cultural, 05.08.17


http://passarelacultural.blogspot.com.br/2017/08/sessao-nostalgia.html

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: