Família de Miss Iraque é forçada a deixar país após ameaças

14/12/2017

http://www.missnews.com.br/noticias/familia-de-miss-iraque-e-forcada-a-deixar-pais-apos-ameacas/

449    0

Fotos de bíquini e ao lado de Miss Israel geraram polêmica no país conservador

POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS 14/12/2017 17:09 / atualizado 14/12/2017 17:49


Miss Israel posa ao lado da Miss Iraque - Reprodução/Instagram


Miss Israel posa ao lado da Miss Iraque Foto: Reprodução/Instagram Família de Miss Iraque é forçada a deixar país após ameaças 14/12/2017 17:09


TEL AVIV — A família da Miss Iraque, Sarah Idan, foi forçada a deixar o país após a modelo publicar fotos de bíquini e com a Miss Israel, Adar Gandelsman, na internet no mês passado. A miss israelense contou ao canal "Hadashow news" que sua colega no Miss Universo e seus parentes foram ameaçados por pessoas que queriam que ela apagasse as fotografias. Adar, que é amiga de Sarah desde o concurso, diz que ela não se arrependeu de tirá-las, mesmo sendo ameaçada de morte e com a perda do título. A candidata iraquiana mora atualmente nos Estados Unidos.


— As duas coisas juntas causaram uma confusão no Iraque, onde as pessoas fizeram ameaças contra ela e sua família, que se ela não voltasse para a casa e apagasse as fotos, iriam remover seu título de Miss Iraque e a matariam — contou a miss israelense à imprensa. — Com medo, eles deixaram o Iraque ao menos até que a situação se acalme.


O registro da relação amistosa entre as duas modelos incomodou árabes, que apontam abusos das forças israelenses no Oriente Médio. Para eles, a foto publicada indicaria a chancela de Sarah a ações de Israel nos territórios palestinos. Adar, no mesmo tom, publicou uma imagem semelhante e destacou que a colega era "incrível". A postagem foi compartilhada mais de três mil vezes. Nas redes sociais das duas mulheres, logo nota-se que a foto é uma entre várias imagens delas com outras candidatas a Miss Universo.


— Ela publicou as fotos para que as pessoas entendam que é possível viver juntos — disse Adar.


Sarah é a primeira iraquiana a levar o nome do país ao concurso em 45 anos. Ela cresceu no Iraque, mas se mudou para os Estados Unidos para estudar música. Com a faixa do país natal, porém, ela deveria se alinhar com a política da nação e tomar as dores dos árabes, que sofreriam arbitrariedades de Israel, na visão de alguns internautas.


Um professor árabe baseado nos Estados Unidos frisou que a foto mostra uma rainha da beleza do Iraque posando feliz ao lado da rainha da beleza "da ocupação e da brutalidade", em referência aos controversos assentamentos construídos por Israel nos territórios ocupados. Já o porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ofir Gendelman classificou a selfie como "uma grande mensagem de esperança para a região".


O ativista iraquiano Alaa preferiu apontar que a imagem não reflete necessariamente a concordância da iraquiana com a política israelense, a qual chamou de "hostil". Outros frisaram a coragem das duas em posar juntas e consideraram que a mudança começa pelas pessoas. A repercussão foi tamanha que a própria Sarah publicou um comunicado no Instagram e explicou que a Miss Israel expressou sua esperança por paz entre os dois povos.


"Ela me perguntou se eu tiraria uma foto com ela. Eu disse que ficaria feliz em espalhar a mensagem. O objetivo da foto era expressar esperança pela paz mundial (...) e pela solução da crise", ressaltou Sarah, que nega concordar com a política de Israel no Oriente Médio e pede desculpas a quem considerou o clique ofensivo.


Polêmica semelhante ocorreu em 2015, quando a Miss Líbano posou ao lado da Miss Israel da época e foi criticada por supostamente não se posicionar politicamente contra o país. 


Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/familia-de-miss-iraque-forcada-deixar-pais-apos-ameacas-22192508#ixzz51Gd8U6Ch


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: