OAB-PI emite nota de repúdio a mensagens racistas contra Miss Brasil

23/08/2017

http://www.missnews.com.br/noticias/oab-pi-emite-nota-de-repudio-a-mensagens-racistas-contra-miss-brasil/

413    0

Para a OAB, “tais ataques injustificáveis e inaceitáveis representam claramente injúria racial e fomentam a violência contra a mulher negra".


VITOR FERNANDES 22/08/2017 16h30 - atualizado 16h39

A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) emitiu na tarde desta terça-feira (22), nota de repúdio contra as manifestações que considerou racistas e preconceituosas contra a Miss Brasil 2017, a piauiense Monalysa Alcântara, eleita no último sábado, 19 de agosto.


A nota diz que Monalysa foi “aclamada como legítima representante da mulher piauiense e brasileira por seus atributos pessoais que não se limitam ao critério beleza, mas por sua inteligência, brasilidade registrada em sua fala íntegra de uma jovem mulher que luta pela igualdade e defesa dos direitos da mulher”.


A OAB-PI afirmou, ainda, que “tais ataques injustificáveis e inaceitáveis representam claramente injúria racial e fomentam a violência contra a mulher negra, afetando a todas as mulheres brasileiras, o que deve ser repudiado por toda a sociedade”, conclui a nota.


Nos últimos dias tem circulado na internet um print de uma conversa que comenta sobre o resultado do concurso. De acordo com a imagem, as mensagens são de autoria da advogada Rubenita Lessa. Para ela “não se trata mais de um concurso de beleza” e “esse resultado só mostra que estamos perdidos”. “Se for negra, magricela e tiver uma juba e falar discurso marxista ganhou o concurso de beleza”, diz a conversa.



Foto: Divulgação
Print que comenta sobre o resultado do Miss Brasil 2017 que está circulando nas redes sociais.


Rubenita Lessa publicou um vídeo em sua rede social nessa segunda-feira (21) afirmando que em nenhum momento falou que uma miss não pudesse ser negra e que o print que está circulando está fora de contexto. “Eu não disse que a miss Piauí, atual miss Brasil é feia, eu jamais diria isso porque ela não é feia. Eu apenas disse que ela não poderia ter sido eleita porque outras candidatas cumpririam melhor esse papel no quesito beleza”, se defendeu.


Além das críticas da advogada piauiense, desde que foi eleita Miss Brasil, Monalysa vem sofrendo ataques racistas através das redes sociais.


http://www.viagora.com.br/noticias/oab-pi-emite-nota-de-repudio-a-mensagens-racistas-contra-miss-brasil-63388.html

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: