THE: Miss Brasil conhece situação de mulheres vítimas de violência

26/08/2017

http://www.missnews.com.br/noticias/the-miss-brasil-conhece-situacao-de-mulheres-vitimas-de-violencia/

620    0

26 de Agosto de 2017 11:00 Atualizada às 13:06

Monalysa Alcântara conheceu o Centro de Referencia da Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia.


Efrém Ribeiro


A Miss Brasil 2017 Monalysa Alcântara conheceu, juntamente com o prefeito Firmino Filho, mulheres atendidas no Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia, no Centro de Teresina. A secretária municipal da Mulher, Macilane Gomes, afirmou que o prefeito Firmino convidou Monalysa Alcântara para conhecer o Centro que é um espaço de acolhimento de mulheres que se encontram em situação de violência.


“As mulheres são atendidas no Centro psicologicamente, juridicamente e socialmente. É uma oportunidade dela conhecer essa experiência porque ela, de certa forma, também é vítima dessa violência simbólica, baseada no preconceito”, declarou a secretária.


“Teresina quer acolhê-la nesse momento, nesse espaço no Centro que traz o nome da escrava Esperança Garcia que foi uma escrava negra, que denunciou a violência contra a mulher, que, mesmo na situação de escrava, escreveu uma carta denunciando a violência. Por isso que nós queremos que nossa Miss Brasil conheça esse espaço”, acrescentou.



Firmino, Monalysa Alcântara e Marcilane Gomes (Crédito: Efrém Ribeiro)


O estilista Otavio Menezes deu de presente para Monalysa Alcântara uma calça e uma blusa de sua coleção 'Yes!Temos uvas no sertão”, que foi produzida a partir de sua experiência no Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (SMT) Marrecas, no município de São João do Piauí.



Monalysa Alcânatara conhece o Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia (Crédito: Efrém Ribeiro)


Ele lembrou que Monalysa abriu o desfile das bordadeiras e das artesãs do Poti Velho durante o Piauí Moda House, que foi resultado de uma experiência que ele teve com as artesãs do Poti Velho.


O prefeito Firmino Filho parabenizou Monalysa Alcântara pela conquista do Miss Brasil. O gestor acredita que o Centro Esperança Garcia foi o local apropriado pela recebê-la por ser referência no atendimento as mulheres vítimas de violência e que no Centro têm os seus direitos respeitados.



Primeira-dama e prefeito presenteiam Miss Brasil com buquê (Crédito: Efrém Ribeiro)


“Também temos que celebrar as conquistas que as mulheres obtiveram na cidade. É uma homagem as mulheres, mas também para mostrar os desafios que estão postos em nossa cidade, como o desrespeito e injustiça a que elas são submetidas. Simbólica a presença da Miss Brasil no Centro Esperança Garcia porque ao mesmo tempo em que celebramos a beleza, temos que lembrar que temos água para colocar nesse copo cheio”, declarou.


Firmino e a primeira-dama Lucy Soares entregaram um buquê de girassóis e outras flores para Monalysa Alcântara. Lucy Soares disse que é importante mostrar o trabalho da prefeitura para Monalysa no Centro que já possui um ano de trabalho em atendimento social as mulheres vítimas de violência.



Lucy Soares, Monalysa Alcântara e o prefeito Firmino Filho (Crédito: Efrém Ribeiro)


Monalysa Alcântara agradeceu a oportunidade de conhecer as mulheres atendidas vítimas de violência no Centro Esperança Garcia. Ela falou que não basta só a denúncia, pois, segundo ela, é necessário proteção social para mulheres que tem a coragem de fazer a denúncia.



Primeira-dama Lucy Soares ao lado da coordenadora do Centro (Crédito: Efrém Ribeiro)


“Eu me sinto privilegiada edm conhecer essas mulheres que tiveram a coragem de denunciar a violência que sofreram. Fico muito satisfeita por elas quererem me conhecer, porque como mulheres nós temos os mesmos problemas”, falou a Miss Brasil.



Encontro no Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia (Crédito: Efrém Ribeiro)


Meio Norte, Teresina, 26.08.17


http://jornal.meionorte.com/theresina/the-miss-brasil-conhece-situacao-de-mulheres-vitimas-de-violencia-307330

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: