Escassez de negras no Miss Bahia gera discussão na internet

15/05/2013

http://www.missnews.com.br/rm-na-midia/escassez-de-negras-no-miss-bahia-gera-discussao-na-internet/

1419    0

Na Bahia, Estado onde negros e pardos são maioria da população, as misses são brancas. Circula pelas redes sociais uma foto das 30 candidatas ao Miss Bahia 2013, e o que chama a atenção é a falta de negras. Já tem gente chamando a competição de “Miss Bahia Nórdica 2013″.


A final do concurso acontece no próximo dia 25, em Salvador.


Outras edições do Miss Bahia


A Bahia já teve uma miss Universo: Martha Vasconcellos, em 1968. Era branca de olhos claros, assim como sua também célebre conterrânea Martha Rocha, vice no Miss Universo 1954.


O missólogo baiano Roberto Macedo afirma que é comum que os concursos de miss no Estado tenham poucas candidatas negras, e que houve edições sem nenhuma negra competindo. Mas ele relembra:


— Algumas negras já foram eleitas. Vera Guerreiro foi a segunda negra a pisar na passarela do Miss Brasil [a primeira foi a "mulata bossa nova", Vera Lúcia Couto, em 1964, pelo Estado da Guanabara] e foi a sucessora estadual de Martha Vasconcellos. Halina Silva em 2000, Oldeane Ribeiro em 2001 e Bárbara Fernandes Moreira em 2002 foram negras muito bonitas que representaram a Bahia no Miss Brasil.


Outras beldades negras que já representaram o Estado no Miss Brasil foram Rose Ribeiro (1993) e Daniele Valadão (2008).


“Cabelo ruim”


Infelizmente, muitos traços característicos dos negros são incorporados como feios. Em seu blog, o sociólogo Roberto Izoton escreveu a respeito da polêmica no Miss Bahia 2013, e destacou:


— Quem nunca escutou as expressões “nariz de batata”, “cabelo ruim”, “cabelo de pico”, “beiçola”, entre outras, em referência a pessoas negras? Isso é característica do racismo de marca vigente no Brasil, de acordo com [o sociólogo] Oracy Nogueira, e também é fruto de um padrão de beleza que valoriza a estética europeia, onde são consideradas lindas, por exemplo, mulheres brancas, com cabelos lisos e louros, olhos azuis e, preferencialmente, magras.


Vale lembrar que, em quase 60 anos do concurso Miss Brasil, apenas uma vez uma negra saiu campeã: a gaúcha Deise Nunes, em 1986.


No ano passado, houve polêmica quando Fernanda Pessan, que é mulata, venceu o Miss Espírito Santo e teve uma foto supostamente “esbranquiçada” publicada num jornal local.


r7


http://falandotudo.com/index.php/escassez-de-negras-no-miss-bahia-gera-discussao-na-internet/


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: