LIVRO “MARTHA VASCONCELLOS”, LANÇADO 2 MESES ATRÁS NA BAHIA, É BELA OBRA

18/06/2015

http://www.missnews.com.br/rm-na-midia/livro-martha-vasconcellos-lancado-2-meses-atras-na-bahia-e-bela-obra/

875    0

COLABORADORES DO REBATE


18 JUNHO 2015


RAPHAEL GUEDES MARINHO


A foto registra o jornalista Roberto Macedo, o autor do livro, e a Miss Universo 1968, Martha Vasconcellos, ambos na festa do lancamento da obra que conta a historia de vida da Miss de 1968


Completamente simpática e focada em tudo que se passa ao seu redor, a querida Martha Maria Cordeiro Vasconcellos, personalidade baiana/brasileira, chega aos 67 anos completados nesta quinta-feira (18). Ela – que é nascida em Salvador, Bahia – em 1968, aos 20 anos, foi Miss Clube de Bridge, Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo. Hoje, ganha virtualmente comemorações especiais de muito amor e carinho, de diversas pessoas, já que sua beleza não é só exterior, é também intrinsecamente falando.
Falando em Martha Vasconcellos, há 2 meses e poucos dias, numa noite de quinta feira, 09/04/2015, aconteceu uma ocasião em Salvador, que a história guardou. Tratou – se da obra, que é a 42ª proferida pela Assembléia Legislativa da Bahia, que realiza o projeto ‘Gente da Bahia’, congratulando figuras ilustres da terra típica do acarajé. Esse acontecimento foi o lançamento da biografia da Miss Universo 1968. O evento aconteceu à partir das 17:30 horas da tarde no salão nobre da Associação Comercial da Bahia. O Livro conta com 698 páginas, nele são inseridas também quase 400 imagens, tudo focando na história de vida completa da Martha Maria.



Os livros em fila, da biografia da Miss Universo 1968, na ocasiao do lancamento
Arquiteto e jornalista baiano, o conhecido missólogo Roberto Macêdo (que tem bastante destaque no mundo ‘MISS’, já deu diversas entrevistas na Bahia e Brasil, por causa de seus conhecimentos em assuntos de misses) é o autor do Livro.
Encomendei no final do mês de abril e recebi à 5 de maio por Sedex, essa valiosa preciosidade baiana, que Roberto realizou. Um trabalho de qualidade, bem feito, elaborado/organizado, a trajetória de Martha é um aprendizado, bastantes coisas aconteceram durante seu percurso na vida. Isso, tanto positivamente falando, como negativamente, infelizmente, já que em nossas existências ‘nem tudo são flores’, portanto a mesma passou por momentos amargos, mas em contrapartida teve também marcantes felicidades. Acredito que muito em breve, estará nas livrarias, porém no momento não. Para adquirir a obra, é necessário fazer a solicitação, entrando em contato com a Assembléia Legislativa da Bahia, através dos telefones (71) 31154910 ou (71) 31152937. Também pelo email cerimonialba@gmail.com .


A história para a realização do Livro foi que o jornalista foi convidado pela Assembléia Legislativa da Bahia, para redigi-lo. É curioso saber que há anos atrás, em uma de suas entrevistas, ele declarou sobre a Miss, mais ou menos assim: “Martha teve um mandato de Miss Universo 1968 tão marcante, que ainda escrevo um livro sobre seu reinado”. Ou seja, isso foi antecipação do que iria acontecer anos depois. Será que os responsáveis pelo projeto ‘’Gente da Bahia’, são videntes? Interrogo isso, porque é valoroso salientar que Roberto – como dito antes – sempre desejou escrever uma biografia sobre a trajetória da conterrânea.



A Capa do Livro 'Martha Vasconcellos'


Uma curiosidade: 14 anos antes de Martha Vasconcellos ser Miss, outra baiana de Salvador com mesmo nome, a lendária “Martha Rocha”, considerada Eterna Miss Brasil, foi Miss Bahia, depois Miss Brasil, posteriormente consagrada Miss Universo depois da soma das notas dos jurados. Mas alguém – segundo a lenda – disse que “sobravam duas polegadas a mais nos quadris da brasileira”, por isso a colocaram como 2ª colocada, Vice Miss Universo 1954, chocando o planeta todo. Ganhou então a Miss Estados Unidos, Miriam Jacqueline Stevenson, mesmo contra o gosto das pessoas e da imprensa internacional. Com isso, o povo brasileiro, principalmente o pessoal baiano e de Salvador, sentiu-se injustiçado. Porém, não sabia a população de Salvador/Bahia, que 14 anos depois, outra moça viria para vingar a derrota da xará conterrânea. Elas tem semelhanças físicas, são de etnia branca com olhos claros, a Rocha de cor azul, a Vasconcellos, verde. O diferencial é que a Miss 1954 tem traços alemães, já a 1968 possui traços portugueses. A ‘Rocha’ também tem Obra com sua história contada, que ela lançou na década de 1990. Conclusão: ambas possuem livros contando suas vidas. O referido Estado possui na sua história, variadas outras misses marcantes, todavia as da Capital ‘Salvador’ dos anos 54 e 68 são as que fizeram mais sucesso.
“Martha Vasconcellos” é um digno livro. Ótima leitura para quem o adquiriu ou vai adquirir. Também uma viagem no túnel do tempo. Li e está aprovado!
Parabéns ao Roberto Macêdo! Felicitações para Martha Vasconcellos! Congratulações também à Assembléia Legislativa da Bahia! Uma iniciativa e preciosidade dessa natureza, só podia ser coisa de baiano.



O convite formal da Assembleia Legislativa da Bahia, para o 42 lancamento de mais um livro de personalidades baianas, no caso, da Miss Universo 1968, Martha Vasconcellos, em festa de exito
Raphael Guedes Marinho.


http://www.jornalorebate.com.br/canais/colaboradores-do-rebate/12961-livro-martha-vasconcellos-lancado-2-meses-atras-na-bahia-e-bela-obra


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: