Miss Angola faz história em concurso

13/09/2011

http://www.missnews.com.br/rm-na-midia/miss-angola-faz-historia-em-concurso/

589    0

postado por Cleidiana Ramos @ 2:52 PM  13 de setembro de 2011


Leila Lopes é a seguda africana negra a ganhar o Miss Universo. Foto: EFE | Sebastião Moreira


Animada com a eleição de Leila Lopes, a primeira angolana a ganhar o Miss Universo, fui em busca de outras informações sobre vitória de negras no mais tradicional concurso de beleza do mundo. A fonte não poderia ser outra: o jornalista Roberto Macedo, o maior especialista brasileiro no assunto.


O conhecimento e a memória de Roberto sobre o tema são impressionantes. Então vamos lá: Leila, a nova Miss Universo, é a segunda africana negra a ficar com a coroa.


A primeira negra a ganhar o concurso foi Janelle Commissiong, de Trinidad e Tobago em 1977. Curioso é que ela passou a coroa em 1978 para Margaret Gardiner, da África do Sul. Sabe o que aconteceu, segundo Roberto? Margaret, loira, em pleno regime do apertheid em seu país, não beijou Janelle, negra, sua antecessora.


Em 1992 Michelle McLean da Namíbia ganhou a coroa de mulher mais bela do universo, mas ela também é branca.


Aí veio Mpule Kwelagobe de Botsuana, em 1999, a primeira africana negra a ganhar o concurso.


Em 2007, a japoensa Riyo Mori venceu o concurso. Para Roberto Macedo, eleições como a de Leila e Riyo são importantes para mostrar que o mais tradicional concurso de beleza já está se abrindo para a diversidade, sem fixar-se no padrão de beleza europeu, ou seja, o que considera belas apenas as mulheres brancas. Já é um começo.


Outras negras que ganharam o concurso são Chelsea Smith, Miss Estados Unidos, em 1995 e Wendy Fitzwilliam, que venceu a edição de 1998 e também é de Trinidad e Tobago.


Em relação ao Brasil, Vera Couto,em 1964, carioca, foi a primeira negra brasileira a participar de um concurso internacional (Miss Beleza Internacional) e ficou em terceiro lugar. Segundo Roberto Macedo, a miss lhe contou que quando estava na Disneylândia viu uma criança negra e foi brincar com ela. A mãe da criança lhe deu uma descompostura dizendo que ela deveria se envergonhar de estar concorrendo em um concurso voltado para brancas. Vera, inclusive, chegou a ser capa da prestigiosa revista americana Ebony, que é direcionada para negros.


Uma baiana também fez história: Vera Guerreiro. Em 1969, a Miss Bahia foi a segunda negra em um concurso nacional de beleza. Vera, que era ginecologista, faleceu em 2006.


E, para finalizar, já perguntaram à nova Miss Universo sobre racismo. A resposta da moça foi a seguinte:


“Os racistas, sim, devem procurar ajuda, porque não é normal uma pessoa pensar assim no século 21. Qualquer tipo de preconceito não tem fundamento”. Além disso, Leila Lopes pretende se dedicar a campanhas de prevenção à contaminação por HIV.


http://mundoafro.atarde.uol.com.br/tag/roberto-macedo/


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: