Dia do Missólogo - 25 de Agosto de 2021

25/08/2021

http://www.missnews.com.br/artigos/dia-do-missologo-25-de-agosto-de-2021/

1333    1

Amigos, por conta da pandemia não temos podido comemorar o nosso dia como gostaríamos: na presença das nossas misses. Sendo assim, dessa vez vamos falar sobre os sonhos de cada um em relação ao mundo-miss:


Alex de Oliveira - São Paulo - SP



Meu interesse pelo mundo Miss se fortaleceu a partir de 1981, quando assisti pela primeira vez à eleição pela TV de uma Miss Brasil. Comecei logo com a belíssima Adriana Alves de Oliveira.  Naquele ano disse a mim mesmo que a conheceria pessoalmente um dia e também a outras rainhas nossas. Anos se passaram e mantive me no foco, acompanhando os concursos, colecionando matérias, fotos e tudo o que saía na mídia, até que em 2008 estive com Adriana pessoalmente e através dela realizei o passo seguinte; estar com outras misses. Esse outro grande sonho se realizou em 2015 durante o 1.° Encontro de Misses do Brasil em São Paulo. Desde então, cada vez mais apaixonado por esse universo e mais próximos dessas mulheres incríveis. Tenho por sonho a ser concretizado, conhecer, conversar e registrar-me ao lado de nossas Misses Universo: Ieda Maria Vargas 1963 e Marta Vasconcelos 1968.


André Ângelo - Contagem - MG



A beleza sempre me encantou e uma das melhores formas que encontrei desde cedo para expressar todo meu encantamento pela beleza feminina foi através dos concursos de beleza.


Meu primeiro Miss Brasil foi em 1981 quando a linda Adriana Alves de Oliveira foi eleita. Descobri o Miss Universo, o Miss Mundo e fui aumentando mais e mais minha lista de misses inesquecíveis, desde as clássicas e eternas Martha Rocha, Adalgisa Colombo, Ieda Vargas, Martha Vasconcellos até as rainhas dos nossos tempos: Gislaine Ferreira, Natália Guimarães, Gabriela Markus, Jakelyne Oliveira, dentre tantas outras.
Amo o fato das redes sociais possibilitarem uma comunicação mais direta com nossas misses, tornando-as mais reais e acessíveis. Isto faz com que eu as admire ainda mais.
Meu sonho de Missólogo é modesto: ir a uma final de Miss Universo. Também gostaria muito de conhecer Israel. Então, se eu pudesse, com certeza iria ao Miss Universo 2021 que terá sua final em Éilat, Israel, no próximo mês de dezembro. Realizaria dois sonhos ao mesmo tempo. Seria fantástico!


André Tavares - Rio de Janeiro RJ



Eu sou apaixonado por esse universo dos concursos há muito anos. Tive a oportunidade de conhecer mulheres incríveis e maravilhosas, que nos fizeram muito felizes, seja por um título municipal, estadual, nacional e/ou internacional.
Ainda não tive a oportunidade de conhecer, pessoalmente, as nossas Misses Universo Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos, as nossas Misses 1963 e 1968. No Concurso Miss Brasil 2018, aqui no Rio de Janeiro quando a Martha foi homenageada pelos seus 50 anos de reinado, eu estava, mas não deu para conhecê-la.
Então, esses são os meus sonhos de Missólogo e brasileiro.
Um grande abraço e parabéns para todos nós


Antonio Carlos Castro - Brasília - DF



O meu maior sonho mesmo era assistir os concursos do Maracananzinho. Ainda bem que eu realizei em parte, pois assisti os daqui de Brasília. Não é? Alguns sonhos eu realizei, tais como conhecer várias misses que eu adoro como Marta Vasconcelos e Eliane Tompson. Encontrar Stella, a primeira Miss Beleza Internacional, no Miss Universo 2011 em São Paulo também foi uma grande emoção. Tiramos fotos juntos. 


Beto Ferraz - Votuporanga - SP



 Não ne considero missologo. Sou produtor de evento. Não guardo nomes, datas, roupa que miss usou, igual a você, que sabe todos os detalhes dos concursos. Eu sei montar evento, custos, divulgação, conseguir candidatas etc. Mas parabéns pra todos. O que eu sonho é acompanhar todo o concurso Miss Universo e fotografar todo o evento.


Byron Teixeira - Jequié - Bahia



Gostaria de ganhar de minha musa inspiradora e a mais bela de todas o livro da sua biografia, tão bem escrita por Roberto Macedo. Claro, estou falando de Martha Vasconcelos, que tive o privilégio de conhecer num órgão público, situado no Campo da Pólvora (Salvador) em 1986, e que uma TV de massa assuma o concuro.


Carlos Câmara - Mauá - SP



Meu sonho: que o Mundo Miss volte a ter a seriedade e transparência que teve em tempos passados,  e que tenha a pureza das crianças que estão iniciando agora seus passos no Mundo Miss... que coordenadores e Misses voltem a ser respeitados e não vistos como mera fonte de fazer dinheiro.


Daslan Melo Lima - Timbaúba - PE



Sou de uma geração que conheceu o auge dos concursos de misses no Brasil. Tempo em que Carnaval, Copa do Mundo e Miss Brasil conseguiam fazer o país parar.
Na alagoana São José da Laje, onde nasci, minha tia Soledade só ia dormir depois de ouvir pelo rádio a transmissão do concurso Miss Brasil, direto do Maracanãzinho, Rio de Janeiro. Em seguida, era aguardar, com muita ansiedade, a chegada das revistas O Cruzeiro e Manchete, duas semanas depois, com suas generosas reportagens sobre as misses.
Sonho com a volta do prestígio que o concurso Miss Brasil gozava na década de 1960. Sonho
com uma prévia do certame em Timbaúba, PE, onde moro, no ginásio de esportes que lembra o famoso templo da beleza brasileira.
Quanto custa sonhar? Nada.


Edi Correia Leite - Sorocaba - SP


 


Quem vivenciou os concursos no passado, não esquece jamais.Foram marcantes pela sua emoção, nostalgia, glamour, popularidade e encanto. Meu sonho é que tudo isso volte aos nossos olhos.
Que as misses voltem a desfilar sob as coloridas serpetinas, que a grande massa popular esteja presente e a imprensa fazendo a cobertura do evento.
Esse é meu sonho, para que a nova geração conheça um pouco do que foi o concurso de Miss no passado, que fazia o povo se apaixonar pelas misses....
Edi Corrêa Leite ex-coordenador Miss Sorocaba

 

Fernando Machado - Recife - PE


 

Gostaria de ver desfilando num mesmo palco a Miss Universo de 1963, Ieda Maria Vargas, e a Miss Universo de 1968, Martha Vasconcellos. Dois mitos vivos da beleza internacional e até agora sem sucessoras. Outro desejo, também é impossível, que os concursos de belezas não cobrem taxas de inscrições das candidatas, como eram os de antigamente.


Genaro Oliveira - Paulo Afonso - BA


 


Eu sou GENARO OLIVEIRA e agradeço ao amigo Roberto Macedo por tão gentilmente me ceder esse espaço. Sou um nostálgico (acho que isso me define!) que, em meio aos meus pensamentos, me vem à memória os áureos e bons tempos dos valorizados Concursos de Miss; tempos em que a beleza era verdadeiramente respeitada e reconhecida. E esse talvez seja um grande sonho meu, em relação ao Mundo Miss: profissionalismo, honestidade, transparência,  valorização, respeito e reconhecimento. Sonho também em ver outra brasileira no trono da beleza universal. E por falar em beleza e trono, quero dizer que já realizei um grande sonho: conheci a Miss Bahia/Brasil/Universo 1968, a minha conterrânea MARTHA VASCONCELLOS - ícone eterno da beleza, de geração em geração! Agradeço ao meu amigo, o Jornalista Roberto Macedo por me propiciar esse momento, quando do lançamento, na cidade do Salvador, do livro "MARTHA VASCONCELLOS - A RAINHA DA BELEZA UNIVERSAL", de autoria do próprio Roberto Macedo. Hoje privamos de uma sincera amizade e, a ele, a minha eterna gratidão e respeito. Parabéns a todos os Missólogos pelo seu dia. Felicito, em especial, o amigo Roberto, pelo pioneirismo e dedicação à memória e conservação do Mundo Miss. Viva Martha Vasconcellos! Viva a Bahia! Axé!


Heliana Tenuta - Cuiabá - MT



Posso dizer que meu fascinio por desfiles e posteriormente por concursos de miss despertou aos 8 anos de idade, quando fui Rainha Infantil do carnaval em 1966 e dois anos depois tive referência de beleza acompanhando a nossa Beleza Universal, minha amiga querida Martha Vasconcellos, que em 1968 trouxe para o Brasil a faixa de MISS UNIVERSO. Nem imaginava eu, já adulta, que viesse a ter ao menos um contato em 2009 e só realizei o sonho de conhecê-la em 2015, no lançamento de sua biografia, escrita pelo meu queridíssimo amigo Roberto Macedo, que abriu as portas da esperança convidando-me para o evento, a ele toda minha gratidão.
Sonhar não faz mal, e se pudéssemos encontrar de novo num almoço com mais misses queridas como Suzana Araújo e Débora Lyra, além dos amigos amados Darlan, Genaro, Oscar, Fernando Machado, Romeo Góes e, claro, Martha Vasconcellos. Sonho realizado, felicidade garantida.


Henrique Fontes - Porto Alegre - RS


 


Meu sonho, é claro, é ver nossas misses ganhando títulos do Grand Slam, em especial o Miss World! Em 2021 completamos 50 anos sem conquistar este que é um dos dois títulos gigantes da beleza mundial. Quem sabe Caroline Gomes Teixeira, uma Miss Brasil Mundo que reúne todas as condições para alcançar tal feito, não realiza este sonho em Porto Rico? Esta montagem do @fallamiss mostra que teremos uma linda Miss World.


Outro sonho é ver mais respeito por parte das pessoas que acompanham os concursos de beleza. Torcer é lindo e saudável, porém, entendendo que ninguém é dono da verdade. Mais respeito e amor, menos fanatismo e ofensas descabidas. Isso vale para os concursos, a política, o futebol etc. 


João Barberino - Salvador - BA



O sonho seria estar em um concurso de Miss U
Estar em contato com as coisas belas da vida, especialmente com a mais bela obra da Criação, nos anima e nos incentiva a lutar pela vida.


João Ricardo Camilo - São Paulo - SP



MEU  SONHO : que  os  concursos  sejam de  beleza , que priorizem  a  emoção de  quem acompanha e que sejam justos.


Luís Costa - Teresópolis - RJ


 


Meu desejo é que o Miss Rio de Janeiro volte a ser um concurso de grande credibilidade, que volte aos tops, que quebre um jejum de 40 anos e faça novamente uma MISS BRASIL E UMA MISS UNIVERSO através do meu trabalho. A coroa simboliza esse meu desejo.


 


Luiz Cesar Baqueiro - Salvador - BA



Em verdade eu tinha alguns sonhos desde que descobri esse lado de encantamento do Mundo Miss em 1962, com a eleição de Maria Olívia Rebouças Cavalcanti como Miss Bahia e Brasil, culminando com a inclusão dela no TOP 5 do Miss Universo daquele ano. Ao torcer fervorosamente por nossa eterna rainha Martha Vasconcelos, em 1968, num Balbininho lotado e vê-la coroada Miss Bahia e posteriormente vê-la dignificar a beleza da mulher baiana naquela memorável noite de junho de 1968, sendo eleita Miss Brasil, só isso já alimentava o meu encantamento pelo assunto Miss. Vê-la como Miss Universo então, era a glória alcançada! Aí começavam meus dois maiores sonhos do Mundo Miss:
1: Coroar minha dedicação às pesquisas feitas sobre o assunto Miss, num tempo em que apenas acompanhávamos os concursos através de vídeo-tapes apresentados na TV e ainda assim acertar o prognóstico das 5 "Finalistas" do Miss Brasil, baseando esses prognósticos apenas nas muitas reportagens das revistas Fatos & Fotos, Manchete e O Cruzeiro que eu colecionava, era pra mim o máximo e eu sonhei participar do júri, nem que fosse só no certame local (Miss Bahia)!
2. Sonho de conhecer de perto Maria Olívia (nunca realizado) e poder conversar com a nossa rainha Martha Vasconcelos (também não realizado) pra contar a ela a minha epopéia em encontrá-la na Rádio Sociedade pouco antes da sua ida pra o Rio de Janeiro para o Miss Brasil 1968.


Sonho futuro e quase utópico: Ver o Miss Brasil voltar ao Maracanãzinho e escutar o Hino das Misses "Os estados brasileiros, se apresentam..."  num ginásio lotado não teria preço!


Marichris - Mogi Guaçu - SP



Que os concursos de Miss, mesmo acompanhando a evolução dos tempos, mantenham o glamour dos anos dourados, que coordenadores municipais sejam respeitados e valorizados e assistir pessoalmente a um concurso de Miss Universo.


Marília Lopes - Porto Alegre - RS



Meu sonho para o mundo Miss, acho que é impossível. Sabe, o que eu gostaria de ver: nossas misses sendo homenageadas. Exemplo: 2021 - homenagem para misses de 2011, 2001, 1991, 1981 e por aí vai.


Oscar Pereira - Goiânia - GO



Meu sonho seria estar num concurso de Miss Universo, conhecer de perto a organização.


Rafael Duarte - Recife - PE



Meu sonho é um dia poder assistir pessoalmente à final de um grande concurso internacional de beleza. Comecei a me encantar pela copa do mundo da beleza ainda pequeno. Uma oportunidade única de conhecer novos países e as mais belas de cada nação. Uma admiração que atualmente se tornou trabalho, que realizo com muito amor e carinho. Que os concursos tragam alegria, união e muita beleza. Que sejam um show de harmonia, valores positivos e cultura. Na foto, com a atual Miss Recife 2021, Cinthya Moura, e a Miss Grand Pernambuco 2022, Julia Ohanna.


Ribamar Daniel - Salvador - BA



Agradeço a Deus ter vivido as décadas douradas dos concursos de beleza! O que despertou o interesse maior foi a escolha de Martha Rocha, representante da Bahia, numa noite fria na cidade de Petrópolis, no Hotel Quintadinha, quando foi escolhida a Miss Brasil de 1954 e depois em Long Beach, na Costa Oeste dos Estados Unidos da América, o vice-campeonato de mulher mais linda do Universo. O Brasil vibrou e se encantou com a estonteante beleza da baiana! Transformou-se em ídolo nacional, desde 1954!
Em São Luís, capital do meu estado de nascimento, o Maranhão, assistir à eleição da Miss Maranhão, quando a representante da minha Caxias foi a grande vitoriosa.
A partir de então acompanhei pelas revistas. O Cruzeiro, Fatos e Fotos e a Manchete e pelas Rádios Tupi e Globo, a transmissão das eleições de Miss Brasil! Em 1962, cheguei a Salvador para estudar Medicina, na faculdade mater do ensino superior, no Terreiro de Jesus! Neste ano conheci o ginásio de esportes Antônio Balbino, o Balbininho, onde foi escolhida Maria Olívia Rebouças Cavalcanti, Miss Bahia e, posteriormente, Miss Brasil 1962! No MU, alcançou o quinto lugar!, concurso ganho pela Argentina Norman Nolan.
Eis que chega o ano de 1968 e a Bahia escolhe a mais linda candidata, Martha Vasconcellos, para representar o país e com o Maracananzinho lotado, em uníssono aclamava o nome da baiana, que num prazo de menos 30 dias consagra-se a terceira MU. Em 1930, 1963 e finalmente nossa baiana, a Rainha da Beleza Universal 68, para mim a mais completa MU de todos os tempos!
Com a falência dos Diários Associados, o certame nacional perdeu prestígio e credibilidade e anda patinando em várias mãos.
Tive muito esperança quando Roberto Macedo foi convidado para ser um dos coordenadores do Miss Brasil, mas por razões inexplicaveis deixou a coordenação e continua como está.
Meu desejo e talvez a única solução é o missólogo baiano RM ter as rédeas para comandar o referido concurso!
Sem ele, acredito que em breve o Brasil deixará de participar e será decretada a falência! Lamentável, mas é a realidade, amigos missólogos de todo o planeta!



Roberto Macêdo - Salvador - BA


 


Sonho em voltar a ver os ginásios e auditórios lotados para eleger as rainhas da beleza do nosso país. Se a França, EUA, Porto Rico, Filipinas, Tailândia e tantos outros países conseguem, por que não o Brasil?


Rudi Scaranto Dazzi - Balneário Camboriú - SC



Eu não tenho pretensão alguma em ser missólogo, porém comecei a assistir aos concursos em 1981 quando eleita a bela Adriana Alves de Oliveira. No mesmo ano, juntamente com minha mãe, que sempre gostou de concursos de miss (e era considerada uma pela sua beleza e cultura), assisti ao Miss Universo e torci muito pela nossa representante que estava exuberante. Como sonho, quem sabe participar de um concurso, assistindo e vendo vencer uma Miss Universo brasileira. Não considero que o concurso seja decadente como muitos apregoam, mas sim um momento de diversidade de belezas culturais que encantam e fazem sonhar, da mesma forma que uma olimpíada coloca.


Rui César Batista - São Paulo - SP



É um dia escuso para quem não mergulhou nesse universo. Mas, para nós que tentamos enxergar a cada dia esse grande show, é comemoravel. Conheço o mundo Miss desde os tempos da Guanabara, onde as pessoas chamavam os vizinhos para fazerem torcidas em frente àquele aparelho de TV que parecia uma caixa enorme. Pode ser testemunha daqueles dias dos concursos realizados no Maracananzinho, vi a nossa última Miss Universo 1968 Marta Vasconcelos ser coroada, vi o auge dos concursos como uma grande Olimpíada. Hoje meu sonho é que saiam do anonimato e voltem a ser respeitados. Que se transformem em uma grande festa nacional. Não que seja só um concurso. Mas uma escolha de uma representante estatal. Muito obrigado a todos e feliz dia do Missólogo!


Sandro Batista - São Paulo - SP



Meu maior sonho no mundo miss é estar presente num Miss Universo onde uma brasileira seria coroada como a mulher mais bonita do mundo. Uma mulher de beleza incontestável, encantadora e encantada, inspiradora e de caráter irretocável.


Ven JSouza - Campo Belo - MG



Meu sonho, assim como da maioria que gosta e curte o universo miss, é ver de volta o glamour dos concursos perdido com o passar dos anos em nome da modernidade. E também conhecer pessoalmente a nossa Miss Brasil 1970, Eliane Thompson, pois esse ano foi muito marcante para mim. Um verdadeiro divisor de águas na minha vida.


Victor Diniz - Salvador - BA



Não consigo definir apenas um sonho… acredito que hoje um dos maiores sonhos para o mundo Miss seria ver os concursos voltando a ter a visibilidade e a credibilidade dos seus primeiros anos. Sou muito grato ao ano de 2021 e a Roberto Mâcedo que me fez realizar um dos maiores sonhos, me tornar coordenador do Miss Universo Bahia! Citando essa nova realidade que vivo como coordenador, posso dizer que sonho em ver uma baiana voltando a ser coroada Miss Universo Brasil!


Vilson Medeiros - Jaguarão - RS



O meu sonho é um dia poder ver ginásios lotados com um público torcendo por candidatas a Miss desfilando em uma passarela bem aos moldes de antigamente. Misses sem plásticas, sem cirurgias e completamente naturais.


Wilson Oliveira - Salvador - BA



Olá pessoal! Demorei, mas aqui cheguei (rsssss). Bom, não poderia deixar de participar. Me regozijo ao relembrar dos certames de beleza realizados no então Ginásio Presidente Médici, em Brasília, sob a apresentação de Paulo Max. Tempos marcantes que adoraria reviver. Muito bom relembrar também de Leila Gomes Tancredi, que com a fusão da Guanabara criou o novo Estado do Rio de Janeiro, no Hotel Nacional, consagrou-a como sua primeira representante no Miss Brasil, há exatos 46 anos. Bonita tanto de rosto quanto de corpo, ela exibiu expressiva beleza que exaltou uma época. 


Wilton Condé - Recife - PE



Meu sonho é ver o mundo-miss voltar a ter o glamour dos  ano 60 e 70, época de ouro de concursos de beleza como o Miss Brasil, Beleza Internacional e Universo. Salve, Martha Rocha, Adalgisa Colombo, Terezinha Morango...  para citar somente estas. Na foto, com Meyrielle Abrantes, Miss Pernambuco 2003


 Zoraia Mustafé - São Bernardo - SP



Meu sonho em relação ao mundo-miss é conhecer nossas duas Misses Universos Ieda Maria Vargas, Martha Vasconcelos e nossa Miss Mundo Lúcia Tavares Petterle.
Quando Ieda ganhou a Estrela lançou a boneca em sua homenagem quando ganhei "do Papai Noel" e foi alí que começou meu amor pelo mundo-miss. 
Infelizmente na adolescência doei essa boneca.


Links sobre as comemorações passadas:


http://passarelacultural.blogspot.com/2019/08/sessao-nostalgia-uma-data-para-celebrar.html


http://passarelacultural.blogspot.com/2018/08/sessao-nostalgia_18.html


http://www.missnews.com.br/historia/dia-do-missologo-25-de-agosto-de-2020


http://www.missnews.com.br/historia/sessao-nostalgia-dia-do-missologo-brasileiro-uma-data-quase-oficial


http://www.missnews.com.br/noticias/sessao-nostalgia-uma-data-para-celebrar-a-paixao-pelas-misses-25-de-agosto-dia-do-missologo-brasileiro


http://www.missnews.com.br/historia/dia-dos-missologos-a-maior-emocao-de-cada-um


http://www.missnews.com.br/historia/dia-dos-missologos-os-missologos-na-vida-das-misses


http://www.missnews.com.br/videos/dia-do-missologo-2019-consideracoes-finais


 


 


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.
1 | 26/08/2021 |  Ven JSouza
Parabéns para todos os envolvidos nesses certames de beleza. Acompanho os mesmos desde 1963 quando venceu no Brasil e no Universo a nossa linda Ieda Maria Vargas. Coleciono tudo o que consigo sobre o assunto e íntegro o staff que organiza e escolhe a Miss do meu município. Parabéns para todos nós fans do glamour, do charme e da beleza feminina
2 | 25/08/2021 |  Daslan Melo Lima
Grato,Roberto Macedo,
por abrir espaço em seu site para externarmos nossas observações pelo Mundo Miss.
Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: